domingo, 23 de junho de 2013

Feira de São João em Évora

Ola meninas,
 Este fim de semana fui até ao S.João a Évora, para além da feira gosto de ir ver as barraquinhas do artesanato, e ver as novidades, o que há de novo a nível de artesãos/artesanato.
Tinha algumas coisas interessantes, outras vim um bocadinho desiludida.
Havia 2 barracas com peças em crochet, porque fiquei desiludida?
Porque uma das senhoras, está lá todos os anos as peças estão muito bem feitas, verdade seja dita, o problema a meu ver é que as peças que ela mostra, são peças ultrapassadas. Podem estar bem feiras,sim, mas são peças para velhas, são cores murchas, nada chamava a atenção.
Na segunda barraca, a senhora apostou nos xailes em crochet, o problema foi que a senhora utilizou lã dos chineses, qualquer pessoa que trabalhe com lãs saberia que aquela era dos chineses. Pessoalmente não gostei, a lã também não ajudava a dar brilho ao trabalho, os xailes estavam todos desgrenhados, nem tive coragem de ver quanto ela pedia por aquilo.
Resumindo barraquinhas de crochet, muito pobres......

( Estou a falar das barraquinhas de pessoas que não tem empresas, que é algo mais "caseiro")

O resto das barraquinhas, eram na maioria de peças em tecido. Não sei se já repararam, mas hoje toda a minha gente faz carteiras em tecido. Estou certa???? Houve um boom das carteiras em tecido, compra se os fechos nos chineses, que aliás sempre tiveram, mas nunca foram vistos com mais atenção. Hoje os chineses aumentaram o volume de fechos, pois a procura é muita.
Não estou a criticar, muito pelo contrario, acho muitíssimo bem que as pessoas invistam no artesanato.
Aqui há 1 ano atras, foi o boom da decoupage, xiiiiii as barracas todas tinham peças dessas.

Só acho é graça , aqui nesta zona, que é a que conheço, as pessoas vivem muito de modas, e quem vai nessas modas ganha.
Se pensarmos bem, todas as barraquinhas tinham peças iguais , do mesmo género, nada de novo, mas é o que esta na moda que dá dinheiro.
Havia também os nomes para colocar nos quadros,parede,porta, escritos em letras grandes ou em tecido ou em feltro. Achei uma roubalheira, porque todas conseguimos retirar umas letras da net, cortar, coser, e poupamos 20 euros.

Qualquer pessoa que queira participar na feira de S.João tem de fazer uma inscrição, claro, mas não é so isso, temos de estar inscritos nas finanças, para podermos então pedir o cartão de artesão, só com isto tudo poderemos ter acesso a uma barraquinha. Agora pergunto eu: quantas daquelas tinham cartão de artesão????? Nos 1º anos ainda concorri depois desisti, porque me apercebi que nunca iria ser chamada.


Aqui em Évora existe uma associação AArtoe, eu estou inscrita há 2 anos nunca paguei quotas, nunca fui convidada para nada. Estes senhores têm sempre uma barraca na feira, vazia, so a dizer artoé, ora quem não sabe o que aquilo é e para que serve, fica na mesma. Revolta me, se tem sócios porque é que aquela barraca esta vazia????? porque é que não tem la uma peça de cada socio, por exemplo. Não percebo.

Ora e é este o meu desabafo da feira

Estou sempre a reclamar, chata que sou

Sem comentários: